08 October 2007

Review Pixel SHOW!

Mesmo com um nome remetendo a quadrado, quadrada esta convenção não foi. Exemplo de organização, dedicação e profissionalismo, o time da Zupi mostrou mais uma vez que sim, é possível fazer, discutir e criar design de qualidade no Brasil. Mesmo que este ramo continue procurando por uma identidade nacional, importantes passos como esta convenção estão sendo dados, com muito sucesso. Com muita interatividade e palestras maravilhosas (sem falar do gostoso coffee break ), os espectadores curtiram bons momentos enquanto questionavam, admiravam e aprendiam, sobre designers experientes e seus portfolios e histórias de qualidade condizente. Os palestrantes dos mais variados meios de atuação do design gráfico deram exemplo de portfolio e mostraram que bom humor pode e deve caminhar lado a lado com excelência conceitual e método de projeto. Dois estúdios que prenderam a atenção da platéia foram OCA, com animações para marcas fortes e explicações do passo a passo do processo criativo e de execução em animação, e os cariocas da SEAGULLSFLY mostraram que design gráfico é sinônimo de constante aprimoramento e exige também visão empresarial com planejamento interno.
Um bom exemplo de design de vanguarda foi dado por Beto Macedo, designer do que chamou de “publicidade viral” (pop ups e banners interativos), discutindo o que é ou não aceitável no meio, em matéria de visual e knowhow, tendências tecnológicas e mercadológicas com muito bom humor e simpatia.
Dois outros palestrantes chamaram muita atenção pelo modo não convencional de ver o trabalho, a vida, a pesquisa e a formação do estilo próprio. Tinho, e Fábio Samello mostraram que trabalhar para si mesmo buscando a satisfação pessoal e depois o nicho de mercado, pode funcionar também, porém, é necessária muita atitude e vivência.
E o design gráfico no Brasil não se resume só em Rio-São Paulo não, o pessoal da Nitrocorpz mostrou que o mais importante neste mercado é ter um bom trabalho e boa divulgação para agregar clientes do Brasil e do mundo mesmo que atuando num escritório em Goiânia, portanto, o design além de ter vários sotaques, não conhece fronteiras.
Alexandre Ferreira trouxe em sua palestra o assunto direção de arte e editorial em revistas, experiente no ramo, atua na Abril atualmente como diretor de arte da playboy e da revista "A".E o casal Guto e Adriana Lins, casados e sócios, deram um panorama da área de design voltado para o meio cultural, como: cartazes para filmes, peças de teatro, créditos e aberturas de filmes para cinema, com notável conceito e linguagem artística.

Even the name recalling to square form, squared that exibition wasn´t.An example of organization, dedication and professionalism, the Zupi´s team showed once again, that yes, it´s possible to do, discuss, and create qualityfull design in Brazil.Even this lane still look for an national identity, important steps (as pixel show) has been given, with success.
With a lot of interactivity and wonderful speeches ( not saying about the nice coffee break), the spectators enjoyed a good time as they admired, learned and questioned many points of view about graphic design.Graphic Designers from many kinds of actuation area given example of portfolio and showed that good mood most walk side by side with conceptual excellence and project methods.Two studios that catched the spectators attention was the OCA and the SEAGULLSFLY, the first one with creative animations made to strong brands and step by step explanations about the 3D animation know-how, and the second one used they portfolio and experiences to prove that graphic design is synonym of constant improvement and intern planning. An good example of avant-garde design was given by Beto Macedo, designer from what he called “viral publicity ” (pop ups and interactive banners), reasoning about what is acceptable or not in this niche, with a lot of sympathy and comedy.Two other designers, Tinho (graffiti and plastic arts professional) and Fábio Samelo (photographer, and graphic designer) called the attention on the unconventional way to see the work, life, research and personal style construction, using the prerogative of “work for you’’ and do what brings you happiness and satisfaction. The graphic design “made in Brazil” don´t resume itself at the Rio de Janeiro- São Paulo axis, to prove this the NITROCORPZ boys from Goiânia, showed that having a good work and promoting it with the intention to bring more clients from Brazil and the world is the most important thing at this market. So, besides the Brazilian design have many accents, it don´t know border lines. Alexandre Ferreira brought at your speech the subject of art direction and magazine publishing. An experient professional, works as art director at Playboy and Magazine “A”, the both from Abril publisher.The couple Guto and Adriana Lins, married and business partners talked about the design to cultural applications such as theater plays posters, films posters, lettering for films openings and credits with notable concept and artistic language.